Sem diploma, mas não sem juízo

A queda da exigência do diploma de jornalista trouxe situações, no mínimo, inusitadas. Trabalho ao lado da redação de um dos grandes jornais na Paraíba e presencio, vez ou outra, uma arenga por lá.

Numa delas, me chega uma mocinha para conversar com a editora chefe do jornal. Ela quer ocupar uma vaga no diário, mas veja quais são os argumentos da moça: "O meu avô, bam-bam-bam, falou com o dono da empresa, que me disse para vir falar com você. Eu sou estudante de jornalismo".

A editora, já impaciente pela "ingerência" e com o pedantismo da moça, perguntou em que período a moça estava no curso. "No primeiro", respondeu. De onde eu estava, vi a editora engasgar e procurar as palavras certas. "Minha filha, prepare seu currículo e, quando estiver no quarto período, volte para a gente conversar".

Mas se você acha que a mocinha deu-se por satisfeita, enganou-se. "Mas se não há mais a necessidade do diploma? Não tem como me encaixar em algum lugar, não?" A menina é insistente, mas a editora é mais! "Minha filha, a exigência caiu, mas eu continuo exigindo o diploma de quem for trabalhar comigo!". Concordo em gênero, número e grau.

Outro caso legal foi o de um camarada que escreveu um artigo falando bem da decisão do STF contra os jornalistas e o enviou para que o jornal publicasse. Depois de insistentes ligações para a mesma editora do primeiro "causo", o pretenso articulista reclamou: "mas cadê a liberdade de expressão? Com a decisão do STF não se pode proibir alguém sem diploma de escrever no jornal!", disse indignado.

A angélica editora tomou ares de diabo e disse que se ele quer falar mal da classe dela que procurasse outro jornal. "Estudei quatro anos e não preciso ouvir, nem ler isso", disse ao camarada, que de certo acreditou que com o fim da exigência do diploma os jornais passariam a publicar todo e qualquer texto enviado a eles. Meu amigo, acabou-se foi a exigência do diploma, não mataram os jornalistas, não. Continua tendo gente com juízo nas redações (não muita, mas ainda tem).

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Trissa Dnt11:36 AM

    Rsrsrsrs. Que bom q ao menos os jornalistas estão do lado deles!
    Muito engraçãdo o texto, vc devia escrever crônicas...parecia q eu tava na sala vendo a disputa das duas.

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito que isso na verdade irá aumentar a exigência do diploma. Pois um bom jornal ou meio de comunicação irá filtrar por diploma e outras coisas...

    Abração!! ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário