Psicologia das Massas e o gado bolsonarista

Nos últimos meses e, principalmente, desde o resultado do primeiro turno das eleições deste ano de 2022 que algo me incomoda enormemente. Ao ponto de me tirar o sossego: como, mesmo após quatro anos de incessantes ataques à democracia, aos direitos humanos, à moralidade administrativa e aos trabalhadores, tantas pessoas (milhões delas) ainda votam no "projeto" bolsonarista?

Dentro da minha lógica enviesada e pendente ao progressismo não cabe ver tanto retrocesso e perdas de direitos serem deixados de lado por conta de mentiras tão óbvias na pauta de costumes. Mesmo reconhecendo que há uma máquina de produção dessas falsas realidades, o mínimo de criticidade no pensamento e o mais leve pensamento complexo já é suficiente para aniquilar com a grande maioria das teses e teorias da conspiração.

Mas isso não acontece e, pelo contrário, me mostra que até pessoas esclarecidas e com alto grau de instrução técnica "compram" e repassam o que se convencionou chamar de Fake News sem o menor cuidado ou pudor.

No entanto, apesar do meu espanto e da novidade que parece ter esse efeito manada na política brasileira (antes no EUA, com Trump, e no Reino Unido com o Brexit), o fenômeno não é novo e já foi tema de estudos. Um exemplo (e sugestão de leitura) que trago é livro Freud (1920-1923) psicologia das massas e análise do eu e outros textos (link para o livro).

Leia esse trecho e veja se faz sentido a ligação que fiz:

"Deixemos agora o indivíduo e nos voltemos para a descrição da alma da massa, tal como Le Bon a delineia. Nela não há traço algum que um psicanalista não consiga derivar e situar. O próprio Le Bon nos mostra o caminho, ao apontar a coincidência com a vida anímica dos povos primitivos e das crianças. A massa é impulsiva, volúvel e excitável. É guiada quase exclusivamente pelo inconsciente.

Os impulsos a que obedece podem ser, conforme as circunstâncias, nobres ou cruéis, heroicos ou covardes, mas, de todo modo, são tão imperiosos que nenhum interesse pessoal, nem mesmo o da autopreservação, se faz valer. Nada nela é premeditado.

Embora deseje as coisas apaixonadamente, nunca o faz por muito tempo, é incapaz de uma vontade persistente. Não tolera qualquer demora entre o seu desejo e a realização dele. Tem o sentimento da onipotência; a noção do impossível desaparece para o indivíduo na massa.

A massa é extraordinariamente influenciável e crédula, é acrítica, o improvável não existe para    ela. Pensa em imagens que evocam umas às outras associativamente, como no indivíduo em estado de livre devaneio, e que não têm sua coincidência com a realidade medida por uma instância razoável. Os sentimentos da massa são sempre muito simples e muito exaltados. Ela não conhece dúvida nem incerteza.

Ela vai prontamente a extremos; a suspeita exteriorizada se transforma de imediato em certeza indiscutível, um germe de antipatia se torna um ódio selvagem."

E aí? Bate ou não bate?

Comentários