Bolsonaro e Dória, duas faces de uma mesma moeda


Passada a euforia das primeiras pessoas vacinadas, gostaria de tratar aqui de um assunto delicado: o bolsodoria. E o que trago aqui é uma releitura de postagens feitas por mim no Twitter (https://twitter.com/mauriciomelo/status/1352414575648518144).

O faço depois de ver muitos progressistas dizendo que numa eventual disputa eleitoral entre Bolsonaro e um tucano qualquer para a presidência, a ave seria facilmente a escolha.

Ora, camaradas, como na anedota do jabuti no toco, Bolsonaro jamais teria chegado à presidência do Brasil (e nós ao ponto em que estamos) por conta própria. "Alguém" o colocou lá.

E para saber quem seria esse alguém basta ver quando tudo começou a dar errado.

Foram os tucanos que não aceitaram a derrota mas urnas. Foram eles que iniciaram o boicote através da elite do empresariado, foram eles que iniciaram um motim no congresso. E, por fim, financiaram o golpe.

Foram também os tucanos, com seus braços no judiciário que criaram fatos, julgaram convicções e tiraram da eleição o principal candidato, Lula.

O cachorro louco miliciano, presente na política de forma totalmente irrelevante por 30 anos, foi usado no intuito de ser alguém tão repugnante, que o povo optaria por um tucano. Esse era o plano. Mas que falhou naquele momento.

Ao que parece, passado o primeiro mandato, o povo entendeu (tomara!) que esse mentecapto não serve pra ser presidente. O problema é que até na esquerda tem camarada embarcando na falsa polaridade entre João Dória e Bolsonaro.

Amigos, o governo bolsonaro é produto de ações tucanas para chegar ao poder. Como poderemos distanciá-los agora? Não dá. Um é produto do outro. Nada do que esse presidente fez seria possível sem o apoio e o compromisso dos tucanos. Eles são um só.

Têm a boca mais suja ou menos suja, mas são neoliberais privatistas. Se em 2022 tivermos que escolher entre Bolsonaro e Dória/Aecio/Huck/Moro, já teremos perdido. É a hora de brigar pra não chegarmos a isso. Temos que achar opções reais. Ainda dá tempo!

 


Comentários