Nepotismo: juiz considera nula nomeação de Catão no TCE

O juiz Marcos Sales, da 1ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa, julgou procedente a ação popular que pede a nulidade da nomeação do atual presidente do Tribunal de Conta do Estado, Fernando Catão, que é tio do ex-governador Cássio Cunha Lima.

A ação popular é assinada pelo advogado Edir Mendonça. Ele explicou que a denúncia se baseia no fato do próprio Cássio ter nomeado o tio como conselheiro do TCE, o ato caracterizaria nepotismo.

“O juiz declarou a nulidade do ato, que é consequentemente a vacância do cargo. Mas Catão pode recorrer pedindo o efeito suspensivo da decisão”, explicou o advogado. Caso seja concedido o pedido, o conselheiro permanece no cargo. A decisão cabe recurso no Tribunal de Justiça e pode chegar a ser julgado até pelo Supremo Tribunal Federal .

O Paraíba1 entrou em contato com a Assessoria do TCE que informou que Catão não poderia atender a ligação porque estava presidindo uma sessão. Mas o consultor jurídico do TCE, Eugênio Nóbrega, adiantou para o Paraíba1 que não recebeu nenhuma notificação formal sobre a decisão do juiz Marcos Sales e por isso não poderia se pronunciar.

Do Paraíba1

Comentários