Embargo econômico e a discussão na ONU

A revista Caros Amigos trouxe eu sua última edição um resumo do que foi discutido na ONU a respeito do bloqueio econômico a Cuba. Eu recortei apenas um trechinho, que acho, diz tudo que é preciso.

A reunião aconteceu no último dia 26 de outubro, na Assembléia Geral da ONU, que se supõe seja a máxima autoridade política do planeta, foi convocada com um objetivo tantas vezes repetido que já se torna familiar: "Necessidade de pôr fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba".

Lá foi exposto o famoso memorando do subsecretário assistente de Estado, Lester Mallory, revelado dezenas de anos mais tarde, que mostra o cinismo da política dos Estados Unidos. Confira abaixo o trecho:
"A maioria dos cubanos apóia Castro (...) Não existe uma oposição política efetiva (...) O único meio possível para fazer-lhe perder apoio interno (ao governo) é provocar o descontentamento e o desânimo, mediante a insatisfação econômica e a penúria (...) É preciso utilizar imediatamente todos os meios possíveis para enfraquecer a vida econômica (...) negando a Cuba dinheiro e fornecimentos, com o fim de reduzir os salários nominais e reais, visando provocar fome, desespero e a derrubada do governo."

E ainda tem gente que acha que foi o comunismo que não deu certo e que os baixos salários são por conta do governo dos Castro.

Para ler a matéria da revista na íntegra clique aqui.

Comentários