William Bonner e a nova arte de entrevistar

Impressionante está sendo acompanhar as entrevistas dos candidatos à presidência na Globo. É um show de vaidades onde as perguntas são mais importantes que as respostas. Mas infelizmente mostra um padrão bastante difundido pela imprensa brasileira, em que os jornalistas buscam meras confirmações para suas opiniões e, quando a entrevista é ao vivo, como no caso que motivou este post, se o entrevistado não responder como o entrevistador quer, ele será interrompido e até advertido.

Pois bem, na minha época (ou talvez eu esteja apenas querendo confirmar minha opinião) o repórter, ou o publicitário âncora de telejornal, deveria fazer a pergunta e permitir que o entrevistado se expressasse, mesmo que isso contrarie o que ele esperava receber como resposta. Aliás, se fosse para saber o que o entrevistador acha sobre o entrevistado, o candidato não precisava nem participar!

Outra coisa que o homem que escolhe gravatas pelo Twitter deixou clara neste ciclo de entrevistas é sua luta particular contra o Partido dos Trabalhadores. O camarada queria usar o tempo da candidata Marina Silva para que ela falasse mal do PT. E o pior é que a "coitada" só queria falar de suas propostas. A que ponto chegamos...

Comentários

  1. A Globo nunca foi um pilar de imparcialidade,não precisa fazer jornalismo pra saber.Mas,ultimamente ela vem dando de mais na vista! Exemplo disso foi a entrevista com Dilma e Marina.Mas,quando chegar na vez de Serra vamos ver o quanto eles vão "babar" o candidato,por que será...

    ResponderExcluir
  2. Pois é Patrícia. Mas espero que não babem muito. Nem que seja para nos contrariar.

    ResponderExcluir
  3. Mais do que apenas tentar diminuir o PT, Maurício, neste trecho que vc se refere (o único que vi da entrevista), acho que Bonner tbm quis encurralar Marina em questões éticas. Ela, como defensora de certa moral e ética cristã, foi pressionada por Bonner, claramente...tentando fazer com que ela afirmasse que ela foi conivente, moralmente falando, com o escândalo do mensalão, por ter permanecido no PT. Ele tentou expremer a resposta e o máximo que conseguiu foi uma boa saída dela.

    ResponderExcluir
  4. Verdade Ricardo, mas eu chamaria de mais que uma boa saída. Ela deu um "cala a boca" nele.

    ResponderExcluir
  5. Bom, não sei vocês. Mas estranhei que Serra e Marina foram questionados sobre o mensalão e Dilma não.

    ResponderExcluir

Postar um comentário