Punir mais, ou punir melhor?

A mais recente campanha do Conselho Nacional de Justiça trata sobre a punição aos crimes em nosso sistema criminal. A questão central é se devemos punir mais os nossos infratores e crimonosos, ou punir melhor. Trouxe à baila esta campanha aqui no blog porque acho muito mais fritífera esta discussão do que aquela idiotice de querer diminuir a maioridade penal.

Afinal, não adiante deixar ninguém preso por 20 anos se ele não puder mudar e melhorar em nada. Não há inteligência nisso. Vale a pena dar uma entrada na página no CNJ e ver as propostas deles. Para isso clique aqui.

Por hora, fique com o vídeo da campanha:

Comentários

Tiago - Franca SP disse…
é blá blá de quem não tem peito para enfrentar os problemas sociais de verdade. Então quer dizer que devemos colocar bandidos condenados a pagar suas penas ajudando crianças com atividades escolares? Que palhaçada é essa? O que o país precisa é de penas mais severas e parar de ficar tratando bandido como os coitados da sociedade. É mais punição , menos mordomia e regalia , e pena de morte o que eu quero para estes vagabundos.
Maurício Melo disse…
Pois é Tiago, tu parece ser um cara muito inteligente, mas não entendeu nada. O que a campanha propõe é que ao invés de gastar fortunas com presídios, se gaste com boas escolas para tirar as crianças das ruas e não deixar que elas virem criminosas no futuro.
LFBUSSULAR disse…
sao 500 anos de historia nos mostrando q a pena nao resolve o problema da criminalidade, pelo contrario...o q vemos eh um estado de vingança, de olho por olho. Todos criticam o sistema dizendo q a justiça eh falha, entao como exigir pena de morte para uma "justiça" falha?
os defensores dessa ideia existem ate o poder punitivo os encontrarem, pq depois q inocentes começarem a morrer injustamente, nao vai adiantar chorar o leite derramado...Nossa sociedade é fruto de nossas escolhas.