Retrato da covardia

O estudante Felipe de Oliveira Iasi, da classe média-alta, é o retrato da maioria dos brasileiros: egoísta, submisso, irresponsável, que prefere descumprir leis do que se engajar para mudá-las, covarde, enfim. Ele levou o assassino do cartunista Glauco até o local do crime e de lá, segundo ele, fugiu antes do desfecho brutal.

Em entrevista à Rede Globo, Felipe disse que conhecia o assassino Carlos Eduardo de rodas de maconha e de mesas de bar, e que no fatídico dia teria saído para fumar um cigarro de maconha. Ele contou ainda que foi ameaçado com uma arma para ajudar no transporte e que o assassino pretendia "apenas" sequestrar o cartunista.

Segundo ele, assim que teve chance, fugiu do lugar e correu direto para casa. Foi dormir. Nem sequer lhe ocorreu chamar ou avisar a Polícia. Isso depois ter visto o que acontecia na casa e não ter feito nada para impedir o "amigo". "O que ela queria que fizesse? Enfrentasse de peito aberto?", questionou o covarde.

Segundo a Globo, a viúva de Glauco, Beatriz Galvão, reclamou do comportamento de Felipe: “Enquanto o Cadu fazia toda essa barbaridade ele ficou sentado no sofá. Entendeu? Eu falei ‘ajuda’ e ele fez que não com a cabeça”, disse.

Felipe disse não ter feito nada. É verdade e é mentira, afinal, ele fez sim, levou o assassino até a casa de Glauco para matá-lo. E não, ele não fez nada para impedir que a violência ocorresse. Assim, ele foi submisso quando poderia ter persuadido o amigo da ideia e foi omisso quando não fez nada para impedí-lo uma vez lá.

Mas o pior, e que mostra melhor o caráter de uma pessoa como esta, Felipe, não Carlos Eduardo, foi quando ele fugiu deixando a família na mira de um louco e foi para casa dormir. Nem chamar a polícia chamou! Nem que fosse anonimamente. Nada! "Umas 10h eu acordei, entrei na internet e qual a primeira coisa que eu vejo? Que os dois tinham morrido", contou.

É bom não esquecermos esta história, porque Felipe de Oliveira Iasi é o retrato da covardia. É o retrato do brasileiro médio de hoje e que é preciso mudar.

Comentários

  1. Anônimo9:58 PM

    meu caro, e se fosse seu filho no lugar de Felipe?!

    Pense nisso antes de julgar uma pessoa q nao conhece... Lembre-se que ele tem mae, pai, irmaos, tios, avos... assim como vc..

    Apenas pense... Se coloque no lugar de algum deles, ou ate mesmo de Felipe. Vc tbm nao seria covarde na frente de um revolver?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:58 PM

    meu caro, e se fosse seu filho no lugar de Felipe?!

    Pense nisso antes de julgar uma pessoa q nao conhece... Lembre-se que ele tem mae, pai, irmaos, tios, avos... assim como vc..

    Apenas pense... Se coloque no lugar de algum deles, ou ate mesmo de Felipe. Vc tbm nao seria covarde na frente de um revolver?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, pense você em casa quando um camarada leva um outro que espanca você e mata sua mulher (marido) e seu filho.

    O camarada que além de levar o assassino, assitiu a tudo passivelmente.

    Se coloque no lugar da vítima. Todo algoz tem sua justificativa. Aliás, sempre teremos motivos para nos omitirmos, ainda mais se for a família dos outros em risco.

    Mas isso tem nome. Chama-se covardia.

    ResponderExcluir
  4. Outra coisa, você perguntou se eu me acovardaria diante de um revólver. Eu te digo uma coisa: tem muita coisa pior do que morrer. Assistir sem nada fazer à execução de pai e filho está entre elas.

    Além disso, não esperava um ato heróico de um filhinho de mamãe como este, não, esperava apenas que, uma vez livre, a Polícia fosse avisada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário