Justiça ou covardia?

E acontece novamente. Desta vez em João Pessoa. Trio tenta assaltar casa em que acontecia uma festa, mas uma vez desarmados, foram espancados e um deles morreu e outro precisou ser hospitalizado. O terceiro fugiu, mas foi preso mais tarde.

O senso comum diz logo que "eles mereceram", mas há informações faltando aí. É importante saber que apenas um dos três estava armado, um homem de 30 anos, os outros dois, um de 19 e outro de 15 anos, estavam desarmados, e justamente estes dois é que foram espancados, sendo que o adolescente morreu ainda no local.

Outra informação é de que entre os integrantes da festa havia alguns praticantes de jiu-jitsu. Será que eles não conheciam nenhuma técnica de aprisionamento não letal? Além disso, eram cerca de dez pessoas contra os dois, já que o que tinha a arma fugiu do local. Será que não dava para segurar os assaltantes e entregá-los à Polícia?

Tem ainda uma outra questão que, seu eu fosse delegado levantaria, a situação encontrada pela Polícia era de um homem morto e outro muito ferido indo para o hospital de ambulância e seus agressores dizendo que haviam apenas se defendido de um assalto. Ora, é a versão dos agressores, não necessariamente a verdade. Como o ferido e o morto eram pobres do bairro São José "fica fácil" acreditar que eles eram ladrões e confirmar a história do assalto.

Não estou querendo dizer que a história é falsa, muito menos que os integrantes da festa que agrediram os assaltantes não o fizeram em legítima defesa. Quem sou eu para tirar estas conclusões, mas se os ladrões fossem da classe média ou alta, filhos de policiais ou até políticos locais, será que a possibilidade de briga ou até de comercialização de drogas não estaria entre as teses a serem investigadas?

E mesmo que tudo esteja sendo contado como foi de verdade, se tudo é como aparenta, será que a morte era mesmo a pena mais justa para este adolescente desarmado? Será isso o que chamam de Justiça?

No fim, amigos, eu torço que a família Nardoni seja mesmo culpada, porque a esta altura, com o envolvimento da nossa imprensa completamente passional, não há mais como os dois não serem condenados, culpados ou não.

Comentários

  1. Sensacional o teu artigo e acho bem prudente os questionamentos.
    Aliás e o tal sequestro do ônibus com reféns em uma semana, e na semana seguinte, uma manchete de jornal exaltando a polícia local em letras garrafais: Policia da Paraíba ensina o BOPE.
    Em publicidade, eu diria que uma das possibilidades para essa "coincidência"é que o tal sequestro do onibus com reféns foi um teaser...
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela analise. Será a pior pena a morte? O adlescente não teve uma segunda chance na vida. Espero que o outro "ladrão" esclareça os fatos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário