Revolta de Raposeiro

Sempre fui torcedor do Campinense Clube, raposeiro mesmo. Tá bom, nunca fui muito de ir ao campo ficar nas arquibancadas, mas sempre tive como meu time, a Raposinha Feroz. É um orgulho ter meu time num campeonato brasileiro e torcer para que ele consiga ficar por lá. Atualmente a luta é para permanecer na série B.

No entanto, fico chateado sempre que desconfio de falcatrua. Mesmo contra o arquirival, o Treze. É muito chato saber que os juízes se vendem, que os cartolas interferem e que muitos torcedores acham que "vale tudo" para ser campeão. Eu fã do Campinense, mas acho que a vitória só vale quando é digna.

Esta semana a Raposa perdeu de 6 a zero do time do Botafogo de João Pessoa. Já seria triste o suficiente se fosse só a goleada para me entristecer. Mas tem mais. Tem a desconfiança de que a derrota pode ter sido armada. Antes de me chamar de mau perdedor,companhe comigo a ordem dos fatos:

O Campinense vinha mal financeiramente, os salários já começavam a atrasar. O presidente do Clube resolve ir pedir ajuda ao governo do estado para poderbancar suas despesas. O vice-governador, Luciano Cartaxo, recebe o presidente e resolve ajudá-lo.

Em outro ponto do mundo está a Copa Paraíba acontecendo e Treze e Botafogo disputam o título de campeão da primeira fase. Ambos estão empatados no número de pontos e o saldo de gols pode ser o diferencial. Há ainda um jogo para cada um. Botafogo x Campinense e Treze x Queimadense. Os dois jogos aconteceriam ao mesmo tempo. Claro que os dois técnicos interessados no resultado do adversário acompanha o resultado.

Mas acontece de Botafogo começar a ganhar por um, dois, três a zero. Nessa hora, a energia no estádio do Treze cai e o jogo precisa ser adiado para o dia seguinte. Depois disso, o jogo entre o Belo e a Raposa tem maisgols. Resultado final: Botafogo 6, Campinense zero. Assim, o Treze precisaria vencer com mais de seis gols para ser campeão do 1ª fase.

Não deu. O Galo venceu a Queimadense por 3 a 1 e ficou em segundo lugar. O Botafogo venceu. Agora um último fato. O vice-governador é conselheiro do Botafogo.

Para quem não entendeu, vamos colocar de outra forma: um conselheiro do Botafogo liberou uma verba estatal para o Campinense que perdeu de goleada e garantiu o título para o time do vice-governador. Há também a "coincidência" de que somente depois que o jogo do Treze foi adiado é que a goleada se efetivou. Há quem diga que o placar seria menor, mas sem ter como avaliar quantos seriam os gols do Galo, a Raposa abriu as portas para garantir.

Claro que isso tudo é o que o povo fala. Pois apesar de ser fã da Raposa, não entendo nada de futebol.

Comentários