Acredite se quiser: UFPB é eleita melhor faculdade de Jornalismo do NE

Revista IMPRENSA divulga lista com melhores cursos da região nordeste

Segundo a avaliação feita pelo "Guia IMPRENSA - As melhores faculdades de jornalismo do Brasil", os cursos mais bem posicionados da região nordeste foram a Universidade Federal da Paraíba, as Faculdades Integradas de Patos, a Universidade Potiguar e o Centro Universitário Jorge Amado (Veja lista completa abaixo).

Para avaliar as faculdades, foram utilizados critérios como titulação e experiência profissional do corpo docente, infraestrutura e experiência laboratorial, projeto pedagógico e presença no mercado de trabalho.

Conheça as melhores faculdades de jornalismo do nordeste
01 Universidade Federal da Paraíba, UFPB (João Pessoa, PB)
02 Faculdades Integradas de Patos, FIP (Patos, PB)
03 Universidade Potiguar, UnP (Natal, RN)
04 Centro Universitário Jorge Amado, UniJorge (Salvador, BA)
05 Faculdade Dois de Julho, F2J (Salvador, BA)
06 Universidade Federal de Alagoas, UFAL (Maceió, AL)
07 Faculdade Maurício de Nassau (Recife, PE)
08 Faculdade Social da Bahia, FSBA (Salvador, BA)
09 Faculdade Sete de Setembro, FA7 (Fortaleza, CE)
10 Universidade Estadual da Paraíba, UEPB (Campina Grande, PB)

Como foi feito
Todas as instituições de jornalismo do Brasil podiam participar do ranking. Algumas, no entanto, recusaram-se alegando que participar de um estudo desses não faria parte da política da faculdade, e ainda outras foram desconsideradas, ou porque enviaram dados fora do prazo ou porque esses dados estavam incompletos. A primeira fase do Guia começou há um ano, quando jornalistas freelancers foram contratados para visitar cada uma das faculdades e entrevistar os coordenadores de curso, apurando as condições físicas, o currículo das disciplinas, os projetos de jornal laboratório. Essas informações foram incluídas em um banco de dados, utilizado como referência para ponderar e avaliar os critérios definidos por uma comissão de profissionais das áreas de jornalismo impresso, televisão, rádio, webjornalismo, assessoria de imprensa e do movimento sindical.

Após esse primeiro levantamento, a equipe do Guia estabeleceu uma pontuação específica para os parâmetros e atribuiu notas em cada um dos critérios, analisando os relatórios de visitas. Para isso, utilizou como referência tanto as exigências mínimas do Ministério da Educação quanto as indicações da comissão profissional em cada área de atuação. Por último, IMPRENSA elaborou uma pesquisa amostral no universo de 25,1 mil editores em todo o território brasileiro, perguntando em quais faculdades eles cursaram jornalismo e quais são as instituições de origem por eles preferidas na contratação.

A soma de todos esses critérios, com diferentes pesos, gerou o ranking dos cursos de jornalismo do "Guia IMPRENSA". O estudo leva em conta os aspectos acadêmicos, mas também valoriza projetos que tenham o reconhecimento do mercado de trabalho e estejam atualizados com as novas exigências do atual panorama profissional, com as atribuições agregadas ao profissional de jornalismo, os novos postos de trabalho, o domínio das várias plataformas e das tecnologias digitais.

Comentários