Educação ou proibição?

Estamos vivendo o tempo das proibições. Lembro de quando filmes futuristas previam, de maneira aparentemente exagerada, que seria proibida a ingestão de açucar e sal. Isto porque a medicina já descobriu que são substâncias danosas ao organismo.

Na época parecia loucura, mas hoje vivemos quase isto. Tudo é proibido. A mais nova é a proibição das tradicionais fogueiras de São João. O argumento é que a fumaça provoca o efeito estufa e que a madeira usada como lenha vem de desmatamentos ilegais. Que loucura! O dia de ascender fogueiras é um só no ano todo! E os carros desregulados, e as chaminés industriais?

Isso me faz pensar que na nossa sociedade a inteligência e os argumentos não funcionam. Será que não dá simplesmente para montar campanhas educativas que expliquem e eduquem as pessoas? Eu acredito que sim e mostro fatos: o respeito às faixas de pedestres na cidade de João Pessoa.

Uma campanha foi lançada e hoje a população já sabe usar as faixas. É claro que tem gente que faz questão de não parar quando o pedestre pede passagem e também tem pedestre que se lança sobre a faixa sem aviso prévio, mas débeis e pessoas do contra existirão sempre. Agora, eu pergunto: se ao invés da campanha educativa tivessem lançado uma lei proibindo as pessoas de atravessar fora da faixa, o resultado seria o mesmo?

Até quando as autoridades vão tratar os cidadãos como gado e lançar regras proibitivas ao invés de garantir educação? Até que ponto teremos que chegar nesta sociedade de leis para perceber que isso não funciona. Lei e proibições nós já temos demais! Precisamos agora de campanhas para começarmos a cumprir as leis que temos.

Sempre tem um louco querendo criar uma lei nova porque, supostamente, as antigas não funcionam. Mas nós nem chegamos a usá-las, como sabemos que não funcionam. Aí criasse um ciclo vicioso que é o de criar novas leis que também não serão usadas e assim por diante.

Acredito que a saída é educar, não proibir.

Comentários

  1. Anônimo10:38 AM

    Cabra, nessa eu tive que opinar com várias perguntas:
    1- Será que as pessoas parariam de fumar em ambientes fechados se não fosse proibido?
    2- Será que as pessoas utilizariam cinto de segurança e/ou capacetes se os mesmos não fossem sancionados?
    3- Será que não existem campanhas suficientes de educação para que as pessoas não bebam antes de dirigir?
    A repressão ou censura (não aquela da época da ditatura militar!!!) também é uma forma de educar. É o que chamaria de "repressão responsável". Ainda não somos suficientemente evoluídos para aceitar só a educação como forma de mudar maus hábitos.

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei o o texto, e concordo com você será que a saída não é educar?
    Algumas leis são necessárias, mas no caso do nosso país acredito que já temos leis suficientes, que alias nem são cumpridas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário