Campanhas e o trânsito

Quem passeia pela capital paraibana, sobretudo nos fins de semana, percebe que as faixas de pedestre são respeitadas pelos motoristas. Basta um aceno e os carros param e esperam que todos os passantes terminem a travessia. “Que beleza”, diz um, “que pessoal educado”, exclama o turista. Realmente uma campanha que deu certo.

Há uns meses a prefeitura de João Pessoa lançou uma campanha de conscientização que pedia a atenção dos motoristas nas faixas. Até houve quem julgasse a campanha desnecessária e até houve quem apontasse o gasto do dinheiro público. Bem, na minha opinião, tais recursos foram muito bem empregados. Tanto que eu sugeriria até outras campanha ainda ligadas ao bom convívio no trânsito.

Podíamos iniciar uma campanha para conscientizar os motoristas de ônibus a usar apenas uma faixa, ou pelo menos apenas duas (!), para que os demais veículos pudesse também trafegar nas avenidas.

Uma outra campanha seria a “acredite na sinalização”, quando a placa do radar disser 50 Km/h, pode acreditar, é 50 mesmo e não 20km/h. Já que estamos falando em velocidade, outra campanha seria, “se você quer andar a 5km/h tudo bem, mas use a faixa da direita!”

Uma de extrema utilidade seria a que ensinaria aos motoristas a utilidade dos “pisca-pisca” ou sinaleiras. Ainda há quem ache que elas servem somente em caso de carnaval ou folia e não para avisar das pretensões do motorista.

Por fim, uma campanha que explicasse que os motoqueiros não são ciclistas! Assim, os pilotos também precisam cumprir as normas de trânsito como sinais vermelhos, placas de preferência e faixa de tráfego. Quanto aos ciclistas eu diria “se for pedalar não beba, se beber, não vá pedalar”.

Comentários