Eu sou fã de Gandhi

Em tempos de referendo, poucos argumentos convencem. A maioria se baseia no medo e na falta de segurança, em números que, dependendo de quem os mostra, traduz uma realidade. As campanhas usam os argumentos e a lógica da propaganda e do marketing. São feitos para convencer a força e não esclarecer.

Mesmo acompanhando quase diariamente os programas e propagandas dos dois lados do referendo, nenhum deles me convenceu. São argumentos fracos e falsos. Quem os preparou, os fez para ganhar a massa, para ludibriar os ignorantes. São todos argumentos falhos.

Como não me convenci com nenhuma das idéias nem me comovi com nenhuma das histórias, vou ficar com um "amigo meu" advogado, que morreu baleado. Ele sempre pregou a não violência, chegando ao ponto de preferir morrer a machucar outra pessoa. Pode-se pensar que era um fraco, mas ele libertou um país da dominação de outro sem dispara sequer um tiro.
É claro que muitos morreram, quem tem as armas têm esse poder. Mesmo assim, meu amigo foi vitorioso e atingiu seus objetivos.

As propagandas visam somente o imediato, "eu ficarei indefeso", "os bandidos terão armas", "se o estado não me defender, eu preciso me defender". Esse é o pior, porque os bandidos pensam assim, "se o estado não me dá emprego nem comida, eu vou fazer do meu jeito". Se as leis não me agradam eu vou transgredi-las? Assim farei como qualquer marginal ignorante faria.

Se temos que lutar, façamos isso politicamente. Afinal, nós escolhemos os nossos políticos. O povo é ignorante e não sabe escolher? Vamos educá-los. A violência se resolve com educação e inclusão social e não na bala. Defender o uso de armas é um erro para quem quer a paz.

O meu amigo Mahatma Gandhi, conseguiu o que queria com a não-violência. Eu poderia citar outros mártires, mas eu sou fã de Gandhi e, para mim, ele é uma das pessoas mais iluminadas que já passaram por esse planeta. Como ninguém de hoje me convenceu, vou ficar com suas idéias e prefiro ficar com a não-violência.

"Olho por olho deixará todo mundo cego", Gandhi

Comentários

  1. Anônimo8:46 AM

    Isso, isso, isso! O buraco é mais embaixo e se não começarmos anos baixar agora para tampá-lo, não conseguiremos nunca. Beijão e até o sim!

    ResponderExcluir

Postar um comentário