O ato subversivo de caminhar


Resolvi nos últimos dias fazer alguns trajetos diários a pé ao invés de usar o carro. Caminhadas de cerca de 20 minutos me separam dos meus objetivos diários e eu achei que seria uma boa fazer isso e gastar uns 10 minutos a mais que de carro.

Acabei por descobrir coisas bem interessantes pelo caminho. A maioria dentro da minha própria cabeça.

De fora do carro dá para pensar na vida sem correr o risco de bater ou atropelar alguém. E observar situações e pessoas que, de dentro do carro, são apenas manchas na paisagem (depois conto algumas dessas histórias).

Mas o que mais me impressionou foi perceber o quão subversiva pode ser a opção de andar a pé. Não falo aqui das caminhas de exercício, mas da caminhada como forma de locomoção.

Também não quero pregar que todos devessem trocar os demais meios de locomoção pela caminhada, ainda mais quando sei que os que mais precisam são justamente os que são "mandados" à periferia.

Mas pensa comigo. Ir para a escola ou trabalho a pé não paga, não te limita aos horários dos transportes públicos, não consome gasolina, não polui o ambiente, não te faz rodar duas vezes mais para fugir do trânsito.

Nos meus últimos exames de check-up, os dois índices que estavam abaixo do recomendado eram os da Vitamina D e do "colesterol bom". Ou seja, me falta tomar sol e fazer exercícios. Mas troquei os remédios e complementos pela caminhada.

Nem tudo são flores. Nossas calçadas e o próprio trânsito não são feitos para quem não anda de carro ou quer andar. Os ciclistas que o digam. São buracos, calçadas destruídas, cocô de cachorro (muitos!), ausência de calçadas, plantas de galhos baixos, mato alto...

Ou seja, tudo é feito para que você se enquadre num sistema que vende carros, vende gasolina, vende pneus, vende passagens, vende asfalto, vende, vende, vende... aí, veja que loucura é um sujeito que resolve andar a pé só de safadeza. 


______________________
subversivo
adjetivo
1. que subverte; que causa subversão.

2. adjetivo substantivo masculino

que ou aquele que prega ou executa atos visando à transformação ou derrubada da ordem estabelecida; revolucionário.

Comentários