Marcas de chocolate utilizam trabalho escravo infantil; saiba quais

De acordo com o site português O Planeta que Temos, em setembro de 2015 foi apresentada uma ação judicial contra a Mars, a Nestlé e a Hershey alegando que elas escondiam dos consumidores que financiavam "indiretamente" o trabalho escravo infantil na África Ocidental.

Segundo o documento citado, crianças entre 11 e 16 anos são levadas a plantações isoladas, onde trabalham de 80 a 100 horas por semana. O documentário Slavery: A Global Investigation (Escravidão: Uma Investigação Global) entrevistou crianças que foram libertadas, que contaram das agressões sofridas por lá. Eram murros e surras de cintos e chicotes.

As 7 marcas de chocolate que utilizam cacau proveniente de trabalho escravo infantil são:

    Hershey
    Mars
    Nestlé
    ADM Cocoa
    Godiva
    Fowler’s Chocolate
    Kraft


O site informou ainda que em 2001, a FDA (Food and Drug Administration) quis aprovar uma legislação para a aplicação do selo “slave free” (sem trabalho escravo) nos rótulos das embalagens. Antes da legislação ser votada, no entanto, a indústria do chocolate - incluindo a Nestlé, a Hershey e a Mars - prometeu acabar com o trabalho escravo infantil das suas empresas até 2005.

Este prazo tem sido repetidamente adiado, sendo de momento a meta até 2020. Enquanto isto, o número de crianças que trabalham na indústria do cacau aumentou 51% entre 2009 e 2014, segundo um relatório de julho de 2015 da Universidade Tulane.

Matéria original
http://oplanetaquetemos.blogspot.pt/2016/02/as-7-marcas-de-chocolate-que-utilizam.html

Documentário:
http://oplanetaquetemos.blogspot.pt/2011/03/o-lado-negro-do-chocolate-documentario.html

Wikipedia
FDA (Food and Drug Administration) é o órgão governamental dos Estados Unidos da América responsável pelo controle dos alimentos (tanto humano como animal), suplementos alimentares, medicamentos (humano e animal), cosméticos, equipamentos médicos, materiais biológicos e produtos derivados do sangue humano.

Comentários