Mandela, herói vivo

Mandela, mesmo vivo, já está entre as figuras que eu considero iluminadas. Tudo bem que esteve envolvido em luta armada, mas afinal é um revolucionário bem sucedido. Digo isso quando o comparo com outros "guerrilheiros" que eu até admiro, mas que perderam a oportunidade de mostrar que são diferentes, como Fidel Castro, que depois de assumido a ilha de Cuba e "organizado" as coisas por lá, poderia/deveria ter aberto uma democracia não militarizada.

Enfim, Nelson Mandela, quando foi libertado, cheio de força política, poderia ter feito o caminho da desforra, o caminho do poder para o negro, em contra-ponto ao poder branco que dominava e destruía a igualdade entre os cidadãos da África do Sul. No entanto, ele pediu ao povo, independente da cor da pele, que o passado fosse esquecido para que um novo presente pudesse ser construído.

E ele foi atendido. Mas colocado assim, parece coisa muito simples. É preciso parar e pensar que milhares de negros foram massacrados, discriminados, segregados durante anos por um população branca que continua hoje no país. É preciso reconhecer todo o esforço e o desprendimento necessário para "esquecer" para quem foi desrespeitado assim como sua família durante anos.

Mesmo assim, a população negra deu ouvidos a Mandela e aceitou mais esta luta para conquistar a igualdade.

Mandela é bem sucedido. Ele é um herói. Um herói vivo.

Comentários