Mandela fora da Copa

Há poucas horas da abertura oficial da Copa da África do Sul o mártir vivo da liberdade e igualdade racial Nelson Mandela sofreu mais um golpe da vida. Sua bisneta Zenani Mandela, que completora 13 anos na última quarta-feira (9), morreu num acidente de carro depois de sair da festa de abertura da Copa.

Segundo informações divulgadas pela imprensa internacional, a polícia sul-africana informou que o motorista que conduzia o veículo na madrugada desta sexta-feira (11) - noite de quinta, 10, na África do Sul - foi preso e vai enfrentar acusações por dirigir embriagado e por homicídio culposo.

A polícia apurou que o carro capotou em uma estrada perto do centro de Joanesburgo. O motorista do carro da família Mandela foi detido pouco depois do acidente. Não há informações de haja outro veículo envolvido no acidente.

Por conta disso, Mandela, prestes a completar 92 anos, cancelou sua participação na solenidade que antecede a primeira partida e a abertura oficial da Copa 2010, nesta sexta-feira.

Acidente também matou seu filho mais velho

Enquanto esteve na prisão, o filho mais velho do primeiro dos três casamentos de Mandela, Madiba Thembekile, morreu, aos 25 anos, em um acidente de carro. Não foi permitida sua presença no enterro do filho. E as circunstâncias do acidente também nunca foram devidamente esclarecidas.

Outras tragédias familiares

Mandela teve seis filhos, 20 netos e 9 bisnetos. Teve quatro filhos com sua primeira esposa, Evelyn Mase, mas apenas a última filha, fruto dessa primeira união, continua viva.

O segundo filho do casal, Makgatho Mandela, morreu em 2005 vítima de complicações relacionadas à Aids. A perda contribuiu para que Mandela se lançasse em várias campanhas de combate à epidemia no continente.

A terceira filha de Mandela com a primeira esposa morreu aos nove meses de idade, o que fez com que o casal batizasse a filha seguinte com o nome da irmã falecida, Malaziwe Mandela.

Comentários