Este texto é uma replublicação do blog Desculpe a Poeira. São dicas que o Guardian coletou de vários escritores para escrever um bom texto de ficção e várias servem também para os textos jornalísticos. Eu "achei" a dica no blog Novo em Folha. Não concordo 100% com todas, mas vale a leitura.
- Nunca use um verbo além de "disse" em um diálogo [depois das aspas]. A linha do diálogo pertence ao personagem [fonte]; o verbo é o escritor [jornalista] metendo seu nariz na fala. Mas "disse" é muito menos invasivo que "resmungou", "arfou", "advertiu", "mentiu" [ou "alegou", "reclamou", "ironizou"].
- Nunca use um advérbio para modificar o verbo "disse". O escritor está realmente se expondo, usando uma palavra que distrai e pode interromper o ritmo do diálogo.
- Tente tirar as partes que seus leitores tendem a pular. Pense no que você pula quando está lendo uma novela: parágrafos imensos em que você vê que têm palavras demais.
- Faça exercícios para as costas. Dor distrai.
- Prenda a atenção do leitor. (Isso funcionará melhor se você conseguir prender sua própria.) Mas você não conhece seu leitor, então é como atirar em um peixe com um estilingue no escuro. O que fascina A pode entediar B. [Tenha isso em mente]
- Você nunca vai ler seu próprio livro [texto] com a antecipação inocente que surge toda vez que lemos aquela primeira página deliciosa de um novo livro [texto], porque você escreveu a coisa. Portanto, peça a um amigo [colega] para ler antes de dar a alguém para publicar. Esse amigo não pode ser ninguém com quem você tenha uma relação amorosa, a menos que queira terminar.
- Releia, reescreva, releia, reescreva. Se não der certo, jogue fora.
- Atenção aos clichês.
- Os primeiros 12 anos são os piores.
- Seja preciso.
- Divirta-se escrevendo.
- Escreva apenas quando tiver algo para dizer.
- Escreva um livro [texto] que você gostaria de ler. Se você não o leria, por que outro faria isso?
- Leia tudo o que puder.
- Aprenda a ser auto-crítico.
- Seja persistente.
- Sempre carregue um bloco de notas.
Nossa!
ResponderExcluirAdorei os posts, em especial as 11 últimas dicas. Muito bom mesmo!
Vou linkar seu blog, boa leitura e ultilidade, tudo que eu mais aprecio!
Beijos