Ignorância que mata

A ignorância é algo incrível. Incrivelmente ruim! Imaginem que o poder público, numa rara ação, resolveu criar um serviço que tem o único e exclusivo dever de salvar vidas. O Samu é um serviço de emergência que atende, principalmente, quem não tem planos de saúde caríssimos para pedir socorro na hora de uma emergência.

Mas este serviço está sendo comprometido porque existe gente que acha engraçado passar trote justamente para ele. Apenas em 2009, o Samu recebeu 17 mil trotes na Grande João Pessoa. Um serviço que foi idealizado para salvar pessoas em risco de morte iminente, como em acidentes ou em casos extremos de problemas de saúde, é vítima de ignorantes que apostam que nunca precisarão desta ajuda.

Outro dia presenciei uma capotagem e resolvi chamar uma ambulância para que os feridos fossem socorridos. Mas desisti depois de alguns minutos no telefone tentando convenser o atendente de que não se tratava de um trote. Desisti porque vi os ocupantes do carro saindo sem ajuda dos destroços. Mas os minutos que levei ao telefone mais os outros tantos que levaria para a ambulância chegar poderiam custar a vida de um dos acidentados.

Aí fica a denúncia: se o atendente envia o carro e é trote, ele perde tempo, combustível e pode deixar de atender um chamado real. Se ele não envia a ambulância até ter certeza de que não é trote, e isso pode levar bastante tempo em alguns casos, a vítima pode morrer antes do socorro chegar.

Isso tudo porque alguém acha engraçado enganar um telefonista do Samu. Só mesmo sendo um ignorante.

Veja notícia a este respeito aqui.

Comentários