MP recomendou que imprensa pare de mostrar presos sem autorização

Os Ministérios Públicos da Paraíba e Federal emitiram uma recomendação conjunta aos órgãos da imprensa local para parem de exibir imagens de pessoas detidas pela polícia ou encarcerados sem a autorização deles ou de advogado, defensor público, juiz ou membro do MP.

Eu sei que há quem discorde, mas mais uma vez a justiça precisa reafirmar o óbvio. As pessoas têm o direito de não quererem ser fotografadas ou filmadas em situação que as constranja.

É, eu sei, são criminosos. Mas não é desrespeitando os direitos deles que se vai corrigí-los. A justiça tem que ser exemplo para gerar transformação. E não a palmatória do mundo.

Volto ao ponto de que devemos rediscutir certas leis. Digo rediscutir, não desrespeitar. Afinal, estamos ou não numa democracia? Nós temos direito, e portanto, poder para mudar as leis. O povo tem o poder de opinar e decidir quais serão nossas leis.

Não podemos é ficar com o pensamento de "ah, eu não gosto desta lei, não vou cumprir". Para mim, isso é ser injusto. Mostrar o rosto de alguém que não quer ser mostrado porque ele está preso é injusto.

Comentários