Pingos nos is

Por conta da repercussão do último post no Blog da Redação (clique para ler) achei que devia fazer algumas considerações em relação ao que tem sido comentado pelos internautas leitores deste portal. Assim, quero esclarecer que não tenho nada contra e nem nenhuma crítica a fazer aos meus colegas do Sistema Correio. O ponto não é este.

Temos, enquanto profissionais da informação, que correr atrás de boas histórias para contar e lutar para ter notícias, matérias e entrevistas exclusivas, sim! Os radiofônicos sertanejos e toda a sua produção estão de parabéns. Seria um tolo se não reconhecesse isto. Conheço os jornalistas que correm atrás da notícia e que têm paixão pelo que fazem. Este tem que ser o espírito.

A minha crítica fica, no entanto, à preferência ou exclusividade que foi dada a um único grupo de comunicação. Se, por um lado, os veículos de comunicação desejam e buscam exclusividade, por outro lado os órgãos estatais deveriam se preocupar em distribuir a informação uniformemente, dando chance a quem quisesse participar.

Mas não foi isso que aconteceu. A Secretaria de Comunicação do Estado distribuiu informações da agenda do presidente na Paraíba e ofereceu um endereço para credenciamento. Assim, jornalistas viajaram horas, passaram outras tantas no sol e não conseguiram trocar nenhuma palavra com Lula. Não houve uma coletiva.

A Secretaria de Comunicação enviou um nota nesta quinta-feira (30) dizendo que nada teve a ver com a agenda do presidente e também teria sido surpreendida pela entrevista preparada no aeroporto de Campina Grande. Mas como o governador José Maranhão (PMDB) e o senador Roberto Cavalcanti (PRB) estavam na "comitiva" do presidente, é difícil acreditar nesta tese.

Texto originalmente publicado no Paraíba 1

Comentários

  1. Concordo que a Secom tem que ser plural ao difundir suas notícias e lamento privilégios a qualquer que seja o veículo. Cabe lembrar que muitas vezes os privilegiados são os repetidores da Globo aqui na Paraíba. Estava viajando durante o episódio, mas se aconteceu como descrito, é uma vergonha para a Secom-PB, para o Cerimonial do presidente e para o Sistema Correio. Devemos galgar nosso diferencial a partir da qualidade. Substerfúgios outros são descabidos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário