Por onde andará a ONU

Venho me perguntando por onde andará a Organizações das Nações Unidas, a ONU, que não vêem o que acontece em determinados lugares. Que eles fecham os olhos para o que o dono do mundo Bush faz todo mundo já sabia.

Mas quantos tibetanos precisarão ser mortos até que se faça alguma coisa por eles?

Centenas de mortos em distúrbios no Tibete, de acordo com Parlamento no exílio

DHARAMSALA, Índia, 17 Mar 2008 (AFP) - Centenas de pessoas morreram nos protestos de Lhasa e outras cidades da região chinesa do Tibete, denunciou nesta segunda-feira o Parlamento tibetano no exílio em Dharamsala (norte da Índia).

"O fato de vastas manifestações que começaram no dia 10 de março na capital Lhasa e em outras regiões do Tibete terem provocado a morte de centenas de tibetanos pelo uso da força (...) deve chamar a atenção das Nações Unidas e da comunidade internacional", afirmou o Parlamento no exílio em um comunicado.

O documento foi emitido em Dharamsala, local de exílio do Dalai Lama, líder espiritual dos budistas tibetanos, e sede do governo e do Parlamento tibetanos no exílio.

Segundo o comunicado, os líderes tibetanos no exílio formaram um "comitê de vigilância da informação" para reunir informações procedentes do Tibete, território que a China colocou sob rígidas medidas de segurança após uma onda de protestos e distúrbios no final da semana passada.

O comunicado não forneceu maiores detalhes sobre o registro de mortos.

Colaboradores do Dalai Lama haviam afirmado no domingo que haviam confirmado a morte de 80 pessoas nos distúrbios, mas disseram temer que o número de mortos seja muito maior. Samdhong Rinpoche, primeiro-ministro do governo tibetano no exílio, também pediu uma intervenção internacional.

"Pedimos à comunidade internacional e às Nações Unidas que enviem delegações ou comissões ao interior de Tibete", afirmou durante a entrevista coletiva à imprensa para a divulgação do comunicado do Parlamento no exílio.

Comentários