Lá, o futebol é uma festa

Depois de terem férias, os jogadores paraibanos voltaram essa semana a jogar. Aliás, os da primeira divisão. Os da segunda terminaram seu campeonato há pouco. Vão recomeçar as brigas, as arengas, as trocas de jogadores e técnicos.

Se bem que, estando em João Pessoa, não se vê mobilização por causa do futebol. Se vê sim, muita gente reclamando do futebol, reclamando de jogadores, mas não há comoção, não há "amor às camisas" como em outras partes.

Aqui em João Pessoa não existe torcedor de verdade. Ta bom, é uma afirmativa muito séria. Eu sei que todas as vezes que se generaliza, se corre o risco de errar. Mas nesse caso, eu quase posso generalizar.

Na capital existem aqueles que dizem que torcem por um time e nunca foram no campo, nunca viram seu time jogar e gostam muito mais do Milan e Flamengo. Existem outros que usam o futebol para espancar e matar outras pessoas. Esses não são torcedores, não são cidadãos, não são nada.

Resumindo, João Pessoa deve ter uns 3 ou 4 torcedores que vieram de outras praças e não foram contaminados pelo desânimo. Quem acha que eu estou exagerando não precisa ir longe, basta dar um pulo em Campina Grande em dia de Treze e Campinense.

Além de ter um estádio lotado, os bares, os shoppings, os restaurantes, as praças, as ruas. Tudo está coberto por bandeiras e camisetas. Numa mesma mesa, famílias com camisas dos dois times já antecipam resultados e jogadas. Lá, o futebol é uma festa!

* outros artigos esportivos no www.olhonoesporte.com.br

Comentários