A Copa da África e as TVs Digitais

Esta copa do mundo trouxe uma situação inusitada e interessante. O fenômeno das TVs Digitais e aparelhos de alta definição tomaram conta do mercado nos meses, ou até no ano que antecedeu a Copa da África do Sul. A corrida para comprar um desses novos aparelhos foi grande e valia até jogar a TV de 29 polegadas novinha por uma dessas de LCD com entrada HDMI. 

No entanto, um outro fenômeno, ainda mais interessante, é a volta aos canais analógicos, com menor definição do vídeo e do áudio, logo que a copa teve início. E isso se deu por um motivo muito simples: o delay de 2 a 3 segundos existente entre programação exibida pelos sinais analógicos e os de sinal digital.

Para a programação normal, do dia a dia, faz pouca ou nenhuma diferença se o que está sendo exibido chega com 2 ou dez segundos de diferença em relação à TV do vizinho. Mas quando isso acontece na copa, quando os instantes entre o gol e o grito de comemoração se tornam preciosos e podem, inclusive, acabar com a surpresa de um pênalti a ser batido, numa casa, ou a ser batido, na vizinha, isso faz muita diferença. 

Tanto que até jogadores famosos que não foram convocados e ficaram acompanhando a tudo de suas TVs a Cabo já se queixaram publicamente de estarem sendo sempre “avisados” dos gols antes que eles aconteçam em sua casa. 

Por conta disso, já tem “especialista” ensinando a como trocar os cabos de lugar e fazer com que, com uma pequena perda na qualidade do sinal, este delay desapareça. Mas aqui vai um aviso. Quando o delay acaba porque o digital já era e você está ao bom e velho sinal analógico e o seu mega equipamento de zilhares de reais está fazendo o que a sua velha TV de tubo já fazia. 

Mas o atraso não é de sacanagem. Acontece que como as imagens e sons são de alta resolução e qualidade, eles vêm em formato de arquivo e compactado. E somente quando o decodificador recebe este “pacote” é que ele será descompactado e exibido. Esse processo leva de 2 a 3 segundos. Enquanto que o sinal analógico já chega pronto para ser exibido. 

E se você gastou um dinheirão para comprar os equipamentos e não está a fim de abrir mão da alta qualidade de som e imagem, pode investir um pouco mais e melhorar o isolamento acústico da tua sala de TV. Assim, os vizinhos não vão ficar antecipando os melhores lances da copa.

Comentários

  1. O atraso de 2 a 3 segundos é devido aos processos de digitalização e compactação, que quando chegam ao conversor digital, fazem o caminho inverso, ou seja, descompactam o sinal e o convertem de digital para analógico e assim, podem ser reproduzidos na tela.

    Esse atraso (delay) só é um problema durante os jogos da copa e mesmo assim, durante os jogos do Brasil. Fora isso, não nos importamos. É o mesmo que retornar ao uso da máquina de escrever, pois "temos contato direto com o papel".

    O objetivo de ver uma programação em formato digital é justamente sua qualidade superior de imagem e video, e não saber o resultado antes dos outros. O que são 2 ou 3 segundos ?

    E tem mais: O recurso de ligar o cabo diretamente na TV só é possível para TV VHF ou TV a cabo do tipo NET. Outras modalidades, como a Telefónica ou TV UHF, isso não é possível.

    Abraços e boa programação.

    Marcelo Carioca - Técnico em telecomunicações.

    ResponderExcluir

Postar um comentário