Vídeos ao vivo pela Net

Tenho pensado bastante em novos projectos para serem implantados na web. O que está quase pronto é o de lançar semanalmente entrevistas em vídeo ao vivo na Internet. Problemas técnicos superados vêm agora as questões de usabilidade.

Será que o público da web se interessa por entrevistas ao vivo? O que podemos ganhar com uma sistemática agenda de entrevistas em vídeo pela web? Não podemos oferecer um chat para todos os que entrarem porque pode não haver tempo e nem/ou perguntas relevantes ao entrevistado.

Mais. Já que será uma entrevista produzida, com perguntas planejadas feitas a um entrevistado previamente marcado, qual o sentido de fazer esta entrevista ao vivo e correr o risco de errar no ar, de haver falhas técnicas ou mesmo de se prolongar demais o assunto e cansar os internautas?

Acredito que entrevistas assim podem ser gravadas, numa espécie de "ao vivo gravado", de primeira, em um bloco, sem cortes. Assim, nós poderíamos corrigir eventuais erros e montar legendas, imagens ilustrativas e até fazer edições para tornar o vídeo mais atrativo aos internautas.

Mas não estou, com isto, descartando toda a estrutura montada para transmissão ao vivo dos vídeos. Estou apenas dizendo que este expediente pode ser usado em outras situações em que o objeto da entrevista não pode ser levado ao estúdio ou não pode esperar pela conveniência da Redação.

Logo, eventos que aconteçam com data marcada, em locais sabidos antecipadamente, podem ser tema de entrevistas ou mesmo reportagens ao vivo, aproveitando assim a instantaneidade do objeto.

Acho que fazer um "telejornal" na web não é uma boa receita. A Internet é link, é conteúdo arquivado, é interatividade. Isto tudo muito mais que instantaneidade.

Comentários